sábado, 3 de fevereiro de 2007

Estará o futebol em Portugal a ficar diferente?

Pergunta do dia

O que faz a "Loja do Cidadão" no parque de estacionamento da Bragaparques?

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Peseiro: “Fui besta no Sporting”



“Um ambiente que nunca me foi favorável e que nunca fez que me sentisse bestial. Fui sempre uma besta no Sporting.” A frase é de José Peseiro e refere-se ao período que passou em Alvalade, em entrevista concedida nesta semana ao semanário regional “O Mirante”.

Na mesma entrevista, o antigo treinador dos leões confessa-se simpatizante do Benfica, mas faz questão de lembrar que colocou sempre o Sporting à frente dos seus interesses de ordem pessoal.
(Fonte: Record)

Desporto foge do Fisco

O Fisco detectou situações de omissão de rendimentos da ordem dos 30 milhões de euros em agentes desportivos durante o ano passado.
Dos 30 milhões, cerca de 17 milhões dizem respeito a receitas de IRS e os restantes 13 milhões à Taxa Social Única.

Os + do Desporto na televisão

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Durante o ano de 2006, Luís Felipe Scolari foi a personalidade desportiva que por mais vezes e durante mais tempo foi referida nos serviços regulares de informação da RTP1, 2:, SIC, SIC Notícias (Jornal das 9) e TVI.

O nome do treinador da Selecção Nacional foi referido em 544 notícias, que tiveram 25 horas e 20 minutos de duração.

Paulo Bento, treinador do Sporting, ocupa a segunda posição em número de notícias, com 388 matérias e o terceiro em duração das notícias, com 14 horas e 25 minutos de duração. Fernando Santos, treinador do Benfica, ocupa a terceira posição em notícias e a segunda em duração, com 355 notícias de 14 horas e 46 minutos.

O actual treinador do Futebol Clube do Porto, Jesualdo Ferreira, foi referido em 316 notícias de 11 horas e 31 minutos de duração, o que o coloca na quarta posição.

A fechar a tabela das cinco personalidades do desporto mais mediáticas ao longo do ano, está Luís Filipe Vieira, Presidente do Benfica, com 312 matérias de 12 horas e 31 minutos de duração.
(Fonte: Marktest)

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Funcionários públicos

A NOTÍCIA
O Conselho de Ministro aprovou hoje uma resolução que aprova os princípios de bom governo das empresas do sector empresarial do Estado.
Entre as novas regras de bom governo estão a divulgação de remunerações dos gestores e dos planos de investimento, através do site da Direcção-Geral do Tesouro e Ministério das Finanças.

O COMENTÁRIO
Creio que uma boa medida é divulgar o salário de todos os funcionários públicos.
Quem lhes paga (nós, contribuintes) tem o direito de saber.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Há momentos assim


No "Jornal das 9" (um dos melhores espaços informativos da televisão portuguesa, senão mesmo o melhor), Mário Crespo introduziu o tema: as suspeitas de corrupção na Câmara de Lisboa.
Comentadores convidados eram dois: o jurista Saldanha Sanches e o político/advogado Nuno Melo (CDS/PP).

Surpresa das surpresas: Nuno Melo (na foto) fala da Bragaparques e da Câmara Municipal de... Braga, presidida pelo socialista Mesquita Machado. Fala e apresenta casos. E diz que o filho do presidente da Câmara teve um desconto (dezenas de milhar de contos!) como mais ninguém teve, na compra de um prédio. E conta histórias de um parque de estacionamento e de um concurso curioso.

Momentos destes há poucos e são um privilégio para quem a eles assiste.

Pobre país, pobre Portugal

A jornalista Clara de Sousa (na foto) acaba de apresentar no "Primeiro Jornal" da SIC a seguinte notícia:

"Um português de 69 anos não encontrou resposta no Serviço Nacional de Saúde, quando estava a ficar completamente cego.
Disseram-lhe que uma vista estava perdida. A outra teria de esperar longos meses. Ou pagar milhares de euros.
A mulher, ucraniana, levou-o a Kiev.
Foi operado numa clínica pública, em 7 horas, não pagou nada e hoje está recuperado".

Apetece-me comentar (perdoem a linguagem): que porra de país, este nosso Portugal!

A grandiosa história do... Post-It


A EXPERIÊNCIA

Tudo começou em 1968, quando o cientista Spence Silver da empresa 3M, que trabalhava no aperfeiçoamento de colas para fitas adesivas, descobriu um adesivo posicionável que possuía características completamente diferentes das que ele procurava.

Este transformava-se por si próprio em pequenas esferas com diâmetro de uma fibra de papel, as quais não se dissolviam, não derretiam e eram extremamente adesivas, mas não se fixavam com muita força quando aplicadas nos suportes das fitas.

Apesar de saber que tinha feito uma descoberta importante, Silver questionava-se relativamente à utilidade do tal adesivo. Então, nos cinco anos seguintes à descoberta, realizou seminários e fez com que as pessoas da 3M o ouvissem falar do potencial adesivo.
Silver encontrou um aliado em Geof Nicholson, director de desenvolvimento de novos produtos da 3M, a quem apresentou a sua descoberta e viu nela grande potencial.

UMA IDEIA DIVINA

Art Fry, um investigador de desenvolvimento de novos produtos que tinha assistido a um dos seminários de Silver, encontrava-se também intrigado com o tal adesivo. Pensa-se que a ideia terá surgido da necessidade pessoal do inventor. Fry, cantava no grupo coral da igreja e usava bocados de papel para marcar as páginas do seu livro de cânticos, mas cada vez que o abria, estes caíam frequentemente. Assim, a curiosidade e a inclinação pelas soluções práticas vieram a descobrir o produto definitivo. Art Fry, apercebeu-se de como o adesivo de Silver podia servir de marcador, então adaptou o trabalho anterior de Silver ao seu e acabou por inventar mais do que um marcador, inventou um novo conceito de bloco de recados/notas.

Mas assim, dentro da empresa 3M, muitos se mostraram cépticos durante as tentativas de lançamento do produto. Quando Fry começou a falar em Post-It, ninguém entendia, pois as pessoas nunca tinham ouvido falar em recados autocolantes e mostravam-se um pouco reticentes no que dizia respeito à utilidade do produto. Foi então que Fry decidiu distribuiu amostras pelas pessoas para que pudessem experimentar e aprender como funcionava.

E ASSIM NASCE O POST-IT

Em 1981, o produto foi lançado e um ano depois era considerado o melhor novo produto da 3M.

Foi assim que o Post-it, se transformou numa solução simples, ágil e eficiente em todo o mundo, fruto da união de uma experiência inicialmente "fracassada" de um cientista com a necessidade pessoal de um inventor.

Portanto, os Post-It, são pequenas folhas de papel auto-adesivo de várias dimensões, formas e cores. São usados para escrever recados e notas e podem ser colocados em qualquer superfície. São fabricados em várias dimensões, formas e cores, mas a forma mais usual é o quadrado de 7,5cm de lado de cor amarela. No reverso tem uma tira de adesivo que permite colá-los e descolá-los eu qualquer lugar.

(esta sabedoria toda está aqui).

Começar o dia a sorrir

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Socialistas não gostam (nada, mesmo nada) dos professores

Apesar de todo o progresso tecnológico, as novidades da Europa continuam a chegar a Portugal com anos de atraso.
Por outro lado, os socialistas portugueses continuam a olhar embevecidos para os "compagnons de route". A França continua a exercer grande fascínio no partido de José Sócrates.

Querem um exemplo concreto? Querem mesmo, mesmo, mesmo?
E, ainda por cima, um exemplo de hoje?

Então, olhem para a primeira página do "Libération".


O título principal não engana: "Esquerda, que fizeste dos teus professores?"

A explicação aparece logo depois.
"As propostas de Ségolène Royal [candidata socialista à presidência da república] sobre as 35 horas de trabalho dos professores acentuaram o mal-estar entre os professores e os socialistas, que começou em 1997 com a nomeação de Claude Allègre.
A desconfiança para com os partidos de esquerda tradicionais caracteriza [hoje] o corpo docente, anteriormente um bastião do PS."


É (ou não) parecido com o que se passa em Portugal, nos nossos dias, com o governo socialista?

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Simplex: uma sugestão


Portugal (Europa desenvolvida), século XXI.
Acabo de ouvir nas notícias e nem queria acreditar: então não é que as mangueiras utilizadas pelos bombeiros não são compatíveis com as bocas de incêndio, necessitando de um adaptador?!!!

E não é que, ontem, num incêndio que terminou com duas vítimas mortais, o adaptador se partiu e os bombeiros tiveram de pedir outro adaptador à companhia das águas?

Parece impossível, não parece?
E ninguém é responsável por este estado de coisas, pois não?

Por isso, venho aqui ao blogue propor que uma lei que defina a coabitação entre mangueiras e bocas de incêndio seja elaborada imediatamente, nem que para isso se torne necessário recorrer ao "Simplex", o tal programa governamental de simplificação da vida da gente.

Sempre poderia dar para colocar mais uma pergunta no "site".

Uma boa ideia

Bom gosto

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Capas das duas últimas edições do "Libération": a do fim-de-semana (à esquerda) e a de hoje (à direita).

Com capas assim, até apetece ler o jornal francês...

FRUTA da época

domingo, 28 de janeiro de 2007

Onde é que isto vai parar?

TV chinesa proíbe imagens de porcos

Por receio de ofender a comunidade muçulmana, a televisão nacional chinesa interditou nas suas emissões todas as imagens de porcos.
A decisão ganha ainda maior significado por estar para breve, segundo o calendário chinês, a entrada do Ano do Porco.
O grupo suíço Nestlé informou também ter anulado um spot publicitário em que iria utilizar um desenho de porco, após a TV chinesa ter revelado as suas novas orientações.
(in "Jornal de Notícias" de hoje)

Derrota com o Feirense

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Hoje, no Centro de Estágios do Luso:
Académica, 0 - Feirense, 1
(na 1.ª volta: Feirense, 3 - Académica, 4)

Numa manhã gélida, com vento forte, o Feirense marcou num remate de longe, logo no início da 2.ª parte.
A minha equipa, que tentou sempre jogar pelo solo, remtou pouco, mas mesmo assim poderia ter chegado ao empate.

Resultados da jornada (18.ª):

Sanjoanense-Cinfães, 3-0
Boavista-Naval, 2-0
FC Porto-U. Coimbra, 2-0
Pasteleira-Leixões, 2-2
Académica-Feirense, 0-1
Folgou: Repesenses

Classificação dos primeiros: FCPorto (42 pontos), Boavista (38) e Leixões (31).