sábado, 24 de maio de 2008

35 anos

Foi a 24 de Abril de 1973 que iniciei a "aventura" no jornalismo.

Esta paixão já dura há precisamente 35 anos!

O primeiro texto

Selecção de Coimbra na final

(clique na imagem para ampliar)

As selecções de Coimbra (na foto) e Salamanca vão disputar esta tarde (18h00), no relvado principal do Complexo Desportivo da Tocha, o triunfo no Torneio Internacional de Juniores (Sub-18).
As selecções de Valladollid e Viseu discutem às 16h00, no relvado sintético, os 3.º e 4.º lugares.
Ontem, na 1.ª jornada do torneio, Salamanca derrotou Valladollid por 4-0, enquanto Coimbra venceu Viseu por 2-0 (1-0 ao intervalo), com golos de Fachada e André Sousa.

(NOTA: Amanhã publicarei aqui no blogue fotos com qualidade para impressão. Os interessados poderão fazer o respectivo download.)

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Hoje é dia de selecção

(clique na imagem para ampliar)
O excelente complexo desportivo da Tocha é palco, hoje e amanhã, de um Torneio Internacional de Juniores (Sub-18), com a presença de duas selecções espanholas.

Esta tarde, o programa de prova engloba os desafios Valladollid-Salamanca (16h00) e Coimbra-Viseu (18h00). Amanhã, no mesmo horário, jogam entre si os vencidos e os vencedores da 1.ª jornada.

O torneio é promovido pela Associação de Futebol de Coimbra.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Sócrates condenado em tribunal

O primeiro-ministro José Sócrates foi condenado, na semana passada, pelo Tribunal da Relação de Lisboa, a pagar 10 mil euros de indemnização ao jornalista José António Cerejo, grande repórter do Público, por danos não patrimoniais.

Em causa está uma carta publicada no diário em 2001, da autoria de José Sócrates, na altura ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território. Este acusava José António Cerejo de ser «leviano e incompetente», de padecer de «delírio» e de servir «propósitos estranhos à actividade de jornalista».

«Esta decisão vem mostrar que os políticos não ficam sempre impunes, e vem mostrar que está a falhar a estratégia delineada por José Sócrates há sete anos para combater jornalistas que o incomodam à base do chicote e da intimidação», afirmou à Lusa José António Cerejo.
(in "Público")

José Sócrates vai recorrer do acórdão que o condenou a pagar 10 mil euros a José António Cerejo, noticiou ontem a Lusa.

COMENTÁRIO: Assim se vão calcorreando os Caminhos da Liberdade no Portugal do século XXI. Como é evidente, coloco-me do lado dos que apoiam o jornalista do "Público". José António Cerejo tem ajudado a escrever a história da Democracia portuguesa dos últimos anos e como tal merece o maior respeito. Felizmente que há pessoas como ele para nos ajudarem a continuar a acreditar na Imprensa Livre, indispensável a uma sociedade democrática. Ao mesmo tempo, José Sócrates vai coleccionando "estórias" inéditas num primeiro-ministro português: o "caso do diploma" («em dia de missa», como escreveu Luiz Carvalho), o "caso dos projectos", o "caso do fumar no avião" e, agora, o "caso da condenação", apesar desta ainda não ter transitado em julgado. Nunca tal se tinha visto cá pela terrinha!

Porto chuvoso

Reunião do YEPP

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Rir faz bem à saúde

I
Diz-se que durante o voo para Caracas, houve quem tivesse sugerido:
– Senhor primeiro-ministro, pela nossa saúde, vá fumar lá fora!

II
Símbolo Internacional do Casamento
III
Os novos mendigos

IV
Marido perfeito

Quando cheguei a casa, ontem à noite, a minha mulher insistiu que a levasse a sair, a um sítio bem caro...
Levei-a a uma bomba de gasolina!!!

A página

"Centro" de hoje

Debate na rádio

Um resumo do último "Praça da República", o programa-tertúlia da Rádio Regional do Centro, está disponível no "Site" do "Campeão das Províncias", sob o título "Perda de casas para a Banca está a aumentar em Coimbra".

terça-feira, 20 de maio de 2008

Excelente!

Página 2 da edição de hoje do "Diário de Coimbra"
(clique na imagem para ampliar)

O "Diário de Coimbra" vai surgir diferente em breve.
Para já, a (excelente) campanha de lançamento do novo grafismo do jornal promete.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Blogue no "Record"

(clique na imagem para ampliar)

domingo, 18 de maio de 2008

Expulsão no Jamor

Final da "Taça", 71 minutos.
João Paulo vê o cartão vermelho após entrada violenta sobre João Moutinho.
Decisão correcta do árbitro.

O comportamento do jogador portista fez-me lembrar uma final da Supertaça em Coimbra, quando a equipa do FC Porto perseguiu José Pratas pelo campo fora.
Desta feita, João Paulo não obrigou o árbitro a recuar tantos metros, mas empurrou, empurrou, encostou a cabeça.
Todos viram, afinal, o que se passou.

Aqui está um incidente que pode ser um barómetro sobre a situação actual do futebol em Portugal.
Basta esperar pelo castigo disciplinar ao jogador portista.

PS - Estou curioso para ver quantos minutos resiste Bruno Alves no Campeonato da Europa (se jogar... e se jogar deste modo....) sem ver, pelo menos, o cartão amarelo.

A minha final da "Taça"

Há 18 anos assisti à final da Taça de Portugal, no Estádio do Jamor.
Foi a primeira - e única até ao momento.

Aconteceu a 27 de Maio de 1990.
Finalistas: Farense e Estrela da Amadora.

Logo que foram conhecidas as equipas que iriam disputar a final comecei a ler nos jornais que Estádio Nacional não iria encher, como sempre acontece nesta ocasião, porque não estaria lá nenhum dos "grandes".
Foi aí que decidi ir ver o jogo. Primeiro, para demonstrar solidariedade para com dois "pequenos" clubes. Depois, para dar testemunho da minha revolta contra o "sistema", que nessa altura já era bem visível para quem acompanhava de perto a modalidade.

Fui para Lisboa, com a minha mulher, de comboio. Entrámos num autocarro especial da Carris, na Praça do Comércio, e seguimos para o Jamor. Comemos umas sandes e entrámos.

O Estádio Nacional encheu! Assisti calmamente, aplaudi uns e outros.
O jogo terminou empatado (1-1) e na semana seguinte teve lugar nova final, novamente com as bancadas repletas.
(Ou seja: em vez de uma final, houve duas, sempre com o estádio cheio, embora os finalistas fossem duas equipas "pequenas"!)

No fim, quando preparava o regresso a Coimbra pelas mesmas vias (autocarro + comboio), encontrei o então presidente da Académica, Jorge Anjinho, que nos ofereceu "boleia".
Deste modo, uma tarde que já tinha sido agradável pelo jogo de futebol, culminou com duas horas e meia de conversa muito interessante.

Está contada a "estória" da minha ida a uma final da Taça de Portugal.

E esta, hein?

«É mais uma mentira. Nunca o Valentim Loureiro esteve comigo no camarote VIP, ele ficava sempre no camarote da família». As palavras são da autoria de Pinto da Costa, em pleno Tribunal de Gondomar, na recente acareação com Carolina Salgado. O CM encontrou uma fotografia que prova que o testemunho do presidente do FC Porto não corresponde à verdade.
("Correio da Manhã" de hoje)

Ah pois é!

Aqui está um bom exemplo daquilo que classifico de «desobediência cívica»: o Governo mexeu no cálculo dos juros dos certificados de aforro - para baixo, é claro! - e os cidadãos foram a correr levantar o dinheiro.
Consequência (em linguagem coimbrã): o Governo está «à rasca».

A notícia abre hoje a 1.ª página do "Diário de Notícias":
«O Governo está a tentar travar o fluxo significativo de saídas dos certificados de aforro observadas desde que foram feitas alterações nas taxas de juro em Janeiro.»

Apetece-me recordar aqui o Zé Povinho de Bordalo Pinheiro, de braços cruzados, a exclamar: «Toma!».