sexta-feira, 20 de junho de 2008

Novos "retalhos" do Euro

PORTUGAL-ALEMANHA
Os alemães prepararam o jogo com Portugal até ao mais ínfimo pormenor. Não sei se repararam, mas até a colocação dos jogadores no túnel de acesso ao relvado mereceu atenção especial. Naqueles minutos que antecedem a entrada em campo, apenas há uma posição definida: a do "capitão", que deve estar à frente do grupo. Viram quem estava ao lado do guarda-redes Ricardo? Pois era, precisamente, Schweinsteiger. Aqueles minutos devem ter sido bastante dolorosos (e intranquilizadores) para o guardião português.

ÁRBITROS
Alguns árbitros demoram muito tempo a mostrar o cartão amarelo depois de terem assinalado a respectiva falta. Ninguém me tira da ideia que a decisão de "amarelar" ou "avermelhar" pode chegar pelo... ouvido.

ORGANIZAÇÃO
Depois de ter "andado" pelo Euro 2004, pelo "Mundial" de 2006 e pelo Euro 2008 não tenho dúvidas nenhumas em afirmar que a organização suíça é a pior de todas. Portugal (2004) e Alemanha (2006) demonstraram grande capacidade organizativa, com ligeira vantagem para os alemães.

SCOLARI
Diz-se agora que Scolari assinou pelo Chelsea antes do início da fase final do "Europeu". Ou seja, ele já era um treinador de clube ao mesmo tempo que era treinador da selecção. E um clube importante, com vários jogadores na equipa portuguesa.

RONALDO
Mais uma vez, aquele que muitos consideram o melhor jogador do mundo não conseguiu "mostrar-se" numa grande competição. Pode ter sido a lesão no pé, pode ter sido a relação com Nereida, pode ter sido o "namoro" do Real Madrid... Pode ter sido muito coisa, mas a dura realidade é esta: o Ronaldo que jogou na Suíça nunca passou de um jogador mediano.
(Outra verdade indesmentível: Ronaldo entrou no estágio a afirmar que «dentro de dois ou três dias» haveria novidades quanto ao seu futuro; acabado o campeonato, continua a dizer que «dentro de dois ou três dias» tudo se decidirá. Não é difícil concluir em que é que ele andou a pensar no último mês...)

Sem comentários: