terça-feira, 10 de novembro de 2009

A queda do Muro de Berlim

«O muro já não existe. Berlim é livre. Mas a divisão permanece, não só na cidade-símbolo como por todo o Leste europeu. O jornalista visitou a antiga RDA, a Hungria, a Ucrânia, a Polónia e a República Checa. Coleccionou histórias e sentimentos, escutou políticos e gente simples, entrou nos mercados, rezou em igrejas de fé diferente. E regressou com a ideia de que não há apenas uma Europa. Como não há, afinal, uma só Berlim. O muro ainda existe.»
(entrada da reportagem publicada abaixo em imagens)


Entre Setembro e Outubro de 1993 tive oportunidade fazer uma viagem, com partida e chegada a Berlim, por cinco países do Leste europeu, com o intuito de tentar perceber a realidade sócio-política existente pouco depois da queda do Muro de Berlim.

Foi uma experiência inesquecível, como já contei três "posts" abaixo. Publico agora a reportagem que escrevi para a revista "Notícias Magazine", intitulada "As ruínas do comunismo".

(Nota: Os sinais a marcador azul indicam o local onde deveria ter sido colocado uma letra capitular – uma "maiúscula maior".)


(clique nas imagens para ampliar)

Sem comentários: