quinta-feira, 31 de maio de 2007

Mercado europeu de futebol cresce 9%

As receitas do futebol conseguidas em 2006 na Europa cresceram 9% num ano para os 12,6 mil milhões de euros, fruto de uma melhoria das contas dos clubes das cinco maiores ligas de futebol e do sucesso do “Mundial” da Alemanha.

As equipas de futebol da primeira divisão de Inglaterra, Itália, Alemanha, Espanha e França atingiram os 6,66 mil milhões de euros em receitas, 51% do total europeu, revelam dados publicados no relatório anual das finanças do futebol elaborado pela Deloitte.

Os clubes dos escalões secundários destes cinco países pesam 15% no total das receitas, o equivalente ao retorno total conseguido pelas associações nacionais, pela UEFA e pela FIFA. Os clubes dos restantes 47 países que pertencem à associação europeia de futebol, onde se inclui a primeira liga portuguesa, representam apenas 14% do total.

A Primeira Liga inglesa foi a mais rentável em 2006, com um retorno de 1,99 mil milhões de euros. Seguiram-se a Itália, com 1,40 mil milhões, e a Alemanha, com os clubes a facturarem 1,20 mil milhões de euros.

Sem comentários: