quinta-feira, 16 de abril de 2009

O "manguito" de Jesualdo Ferreira

Jesualdo Ferreira foi castigado pela UEFA por um gesto (semelhante ao da imagem) feito no jogo frente ao Atlético Madrid, na capital espanhola.
Ao que parece (e escrevo ao que parece, porque ultimamente não leio a Imprensa Desportiva com regularidade), o técnico do FC Porto começou por ser castigado com 4 jogos de suspensão. O clube recorreu (alegando que o gesto se dirigia aos próprios jogadores portistas e não ao árbitro do encontro!) e o castigo foi reduzido para metade: dois jogos, um dos quais suspenso por dois anos.

Consultando o "site" da UEFA, verifica-se que Jesualdo Ferreira foi castigado ao abrigo do disposto no artigo 5.º do regulamento disciplinar, intitulado "Princípios de conduta".
«Associações, clubes, bem como os seus jogadores, funcionários e membros, devem comportar-se de acordo com os princípios da lealdade, integridade e desportivismo», refere o referido artigo.
E esclarece, entre outras situações não aceitáveis, que deve ser punido quem tiver «conduta insultuosa ou que viole as regras básicas da conduta digna».

O castigo a Jesualdo Ferreira suscita algumas reflexões/questões:
1. A UEFA tem regulamentos e cumpre-os.
2. A ter sucedido em Portugal, o gesto do técnico do FC Porto seria alvo de sanção disciplinar?
3. Quantos jogos de suspensão valeria a Paulo Bento o gesto feito na final da Taça da Liga, se em vez de ser numa prova caseira o treinador do Sporting o tivesse feito numa competição da UEFA?
4. Como foi possível não se saber do castigo aplicado a Jesualdo Ferreira logo após o jogo de Madrid?
5. Como o técnico do FC Porto não podia estar no Estádio das Antas, como é que Lisandro disse no final do jogo que a ausência de Jesualdo Ferreira não afectou a equipa, que até o pôde escutar ao intervalo no balneário?

(Nota: esta última pergunta é apenas para chegar à meia dezena de reflexões/questões...)

Sem comentários: