sexta-feira, 17 de julho de 2009

Luís Bettencours: uma voz livre


Não o conheço, nem nunca ouvi falar dele.
Um texto de opinião, no "Campeão das Províncias", ontem, despertou a minha atenção.
Tem a ver com o governo do município. É obrigatório lê-lo.

Chama-se Luís Bettencours o autor do texto.
Fez-me saber muita coisa que ignorava. Estou-lhe grato por isso, embora me tenha feito sentir (muito) envergonhado.
A situação, afinal, é bem mais negra do que eu imaginava.

Luís Bettencours tem um blogue.
Visitei-o pela primeira vez.
Transcrevo aqui algumas linhas do texto que o autor hoje publicou. Faço-o como forma de homenagem a um homem livre, a uma voz independente, a um cidadão que merece o meu maior respeito.

«Não sou político (nem quero) e nunca dependi da política, dos políticos e da Administração Pública para rigorosamente nada. Sou, por isso, absolutamente livre para emitir a minha opinião sem pudor, medo ou inibição.
(...)
Fui habituado a lutar desde muito cedo para conseguir o que pretendia e almejava. Desde muito cedo fui educado a trabalhar, estudar e ser o melhor profissional na área que escolhesse. O meu pai sempre me disse que jamais "meteria cunhas" para conseguir vagas e que teria de demonstrar o meu valor e mérito sozinho.
(...)
Por isso não aceito facilitismos e preferências resultantes de relações familiares e políticas. Também não admito que os políticos usem o poder que nós todos cidadãos lhes damos para, em nosso nome, gerirem o interesse público quando o que fazem é usá-lo para defender interesses particulares.
E até estou à vontade pois em 2001 decidi votar pela mudança, em Carlos Encarnação. Arrependi-me

Sem comentários: