sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

João Afonso: um novo campeonato

Na selecção de Coimbra de sub-12, em Fevereiro de 2002

O João Afonso joga numa nova equipa. Depois de oito épocas na Académica e três no Vigor, o meu filho disputa agora o Campeonato Universitário de Lisboa. Alinha na equipa de Medicina, que na época passada desceu à 2.ª divisão.

O campeonato começou na semana passada. Curiosamente, o sorteio colocou frente-a-frente logo na 1.ª jornada as duas equipas despromovidas. Medicina venceu Agronomia por 2-1 e o João Afonso, que agora é ponta-de-lança, marcou o primeiro golo da época.
Ontem, novo jogo e um resultado mais dilatado (Medicina, 6 - Ciências Sociais e Humanas, 2), com mais dois golos do João Afonso, que é neste momento o melhor marcador da equipa – talvez até do campeonato.

O João Afonso gosta de jogar futebol. No ano passado, já a estudar em Lisboa, fez grandes sacrifícios para não abandonar a prática da modalidade: treinava durante a semana em Lisboa (só nas deslocações gastava duas horas por cada treino) e jogava ao fim-de-semana pelo Vigor. Foram muitas horas roubadas ao estudo, muitos milhares de quilómetros percorridos para não faltar aos jogos. No final, a alegria de ver a sua equipa obter a melhor classificação de sempre no "Nacional" de juniores da 2.ª divisão.

Este ano é tudo mais fácil. Para treinar e jogar só tem de atravessar a avenida; a Faculdade é de um lado, o Estádio Universitário do outro. E cumpre a vontade de continuar a praticar futebol, ao mesmo tempo que prossegue os estudos.

Gosto de o ver assim, empenhado na prossecução de um objectivo.
Força, filhote! E... parabéns.

No último jogo como júnior, em Junho de 2009

Sem comentários: