sexta-feira, 25 de maio de 2007

As promoções dos jornais


Sou um viciado em jornais.

Hoje levantei-me às 7h00 e tentei comprar o "Correio da Manhã", que tinha o aliciante de oferecer um DVD grátis.
Fui ao local habitual e... já tinha esgotado. Eram 7h20.
(Não, não fiz reserva porque, simplesmente, o tal posto de venda não aceitou reservas.)

Já ando farto destas promoções dos jornais.
Há tempos, o "Expresso" também ofereceu DVD e era muito difícil comprar o jornal.
Ora, o que mais irrita um leitor habitual é tentar comprar o "seu" jornal e não o encontrar. Por vezes, vemo-nos obrigados a percorrer quilómetros e quilómetros dentro da cidade para encontrar o jornal que desejamos comprar.
Parece quase um negócio clandestino.

Hoje, ainda fui a outro sítio. Também já não tinha o jornal.
Pedi a uma pessoa da família que, no caminho para o emprego, visse em mais dois locais; nada.

Decidi, então, tomar uma atitude: deixar de comprar jornais. É o meu protesto.
Já que os responsáveis pelo marketing das publicações privilegiam o leitor ocasional, que só compra quando há brindes, então que fiquem com esse.

Não sei quanto tempo vou conseguir manter esta decisão, porque a minha ligação aos jornais é muito forte. (Em miúdo, cheguei a fazer 30 quilómetros de bicicleta, no Verão, para comprar "A Bola" e acompanhar as subidas de Joaquim Agostinho ao Tourmalet; o que vale é que era só às segundas, quintas e sábados...)
Para já, vou apostar num mês de abstinência.
Pode ser que se prolongue... Com benefícios óbvios para a carteira.

(PS - Não sei se esta decisão será mais fácil - ou mais difícil - de cumprir do que a de deixar de fumar. Sei é que quanto aos cigarros já lá vão 145 dias. Mas comecei a comprar jornais mais cedo do que a fumar...)

1 comentário:

Pedro Aniceto disse...

Queres ver eu a dar cabo da tua dieta?
:)