quarta-feira, 23 de maio de 2007

Piada ou insulto? Liberdade ou ditadura?

Começa a ser preocupante o clima que se vive no país em termos de liberdade de expressão - a principal conquista do "25 de Abril".

Os "sinais de alerta" são múltiplos.

Noutro dia foram as condenações de jornalistas em tribunal, apesar de relatarem factos verdadeiros. Hoje foi Pinto Balsemão a acusar o Governo de controlar a actividade televisiva, lançando ao mesmo tempo duras críticas à actuação do ministro dos Assuntos Parlamentares. O Sindicato dos Jornalistas já manifestou também, e por diversas vezes, a sua preocupação.

Agora, o "caso do professor Charrua" - um incidente que já era comentado nos blogues há vários dias e que acaba de chegar ao horário nobre da televisão.

Este último incidente tem uma pequena virtude: mostrar que aqueles que pensavam que o "caso da licenciatura" era assunto esgotado estavam muito enganados. (Até o Presidente da República, que evitara falar da licenciatura, teve agora de se referir ao caso do professor...)

Estão, mesmo, muito enganados os que pensam que o "caso da licenciatura" vai cair no esquecimento, porque haverá sempre algum português a lembrá-lo...
Nem que seja um humilde estudante como eu, que fez os estudos universitários em regime de trabalhador-estudante, já casado e pai, e que, mesmo assim, apenas demorou cinco anos a concluir uma licenciatura de quatro. E que viveu uma experiência diferente do estudante José Sócrates: nas 21 cadeiras do curso, todas anuais, teve 21 professores diferentes.

(PS - Prometer não subir os impostos e depois aumentá-los é uma piada ou um insulto? Prometer criar 150.000 novos postos de trabalho e ver a taxa de desemprego chegar ao nível mais alto dos últimos 20 anos é uma piada ou um insulto? Ver uma governadora civil permanecer no cargo depois de "chumbada" pelo Tribunal Constitucional é uma piada ou um insulto? Matar aos bocadinhos o Serviço Nacional de Saúde, afirmando-se o Governo socialista, é uma piada ou um insulto? Ver nascer crianças, umas atrás das outras, na auto-estrada Figueira-Coimbra é uma piada ou um insulto?)

Sem comentários: