quarta-feira, 20 de junho de 2007

ARGUIDO!

Licenciatura na UnI
José Sócrates apresentou queixa-crime contra bloguer

José Sócrates apresentou uma queixa-crime contra o bloguer António Balbino Caldeira devido ao conjunto de textos que este professor de Alcobaça escreveu sobre a sua licenciatura em Engenharia Civil na Universidade Independente (UnI), apurou o Expresso junto de fonte próxima do processo.

Está assim explicado o facto de o autor do blogue "Do Portugal profundo" ser ouvido no mesmo dia no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) de manhã como arguido e à tarde como testemunha.

Esta dupla condição resulta do facto de o DCIAP estar a conduzir dois processos sobre a licenciatura do primeiro-ministro na UnI: um que teve origem numa participação feita pelo advogado José Maria Martins, que levantou suspeitas sobre a passagem de Sócrates pela UnI, e no qual o bloguer será ouvido como testemunha, e um segundo que foi aberto após a queixa-crime do primeiro-ministro contra António Balbino Caldeira. Ambos os inquéritos estão a correr paralelamente.

Contactado pelo Expresso, António Balbino Caldeira não quis prestar qualquer declaração. O gabinete do primeiro-ministro não confirmou a apresentação de uma queixa-crime. No último "post" colocado no blogue sobre a sua condição de arguido, António Balbino Caldeira escreve: "O sistema persegue politicamente os seus opositores por estes pretenderem exercer os seus direitos de cidadania. Mas só sobrevive com a complacência dos órgãos do Estado e a resignação popular".

(in "Expresso on-line")

Sem comentários: