quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Liberdade

Ontem, em conversa com um amigo, chegámos à conclusão que um dos valores mais importantes da vida (talvez mesmo o mais importante...) é a liberdade.

Ser livre, poder dizer em cada momento o que se pensa, com frontalidade.
Ser livre, poder ser-se aquilo que efectivamente se é, sem máscaras.
Ser livre, poder andar por onde se quer, vestir o que se gosta, sem olhar ao que os outros poderão pensar.
Ser livre de escrever o que nos vai na alma, sem peias, sem pertenças a grupos de interesses.

Ser livre é andar de cabeça direita.
Ser gente em plenitude.

Ontem foi a conversa.
Hoje, no correio electrónico, apareceu a imagem que aqui publico, com ligeira adaptação.
Publico-a porque simboliza aquilo que sinto.
Livre. Sinto-me livre.
Mesmo quando à minha frente surge um (grande) "animal".

2 comentários:

Orlando Castro disse...

Numa outra vresão:

Não tenhas medo de dizer o que pensas!
(Se não foste agora irás na próxima leva)

Um forte abraço do

Ondina Paiva disse...

Para Descartes, age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas em escolha. Quanto mais claramente uma alternativa apareça como a verdadeira, mais facilmente se escolhe essa alternativa.

Pessoas que não buscam informações, têm mais dificuldades para identificar as inúmeras alternativas que existem, pois alternativas são frutos da aquisição dessas informações.
Para mim, a maior parte dos seres humanos fazem confusão entre o conceito de "liberdade" e de "libertinagem". O primeiro exige conhecimento e responsabilidade. O segundo é apenas fruto de imaturidade e revela a maior parte das vezes...ignorância!!!
Subscrevo o artigo que o meu querido professor escreveu...acho que aprendi a lição e ela já tem vinte anos. Acho que não foi em vão. Foi, professor?
Beijocas