domingo, 8 de março de 2009

Homenageada a minha República

Actuação de crianças do Jardim-Escola João de Deus

Ontem, durante a III Gala da Rede UC, foi homenageada a Real República dos Lysos, em que vivi durante oito meses, quando fui trabalhar para a sede do "Jornal de Notícias", no Porto.

Eram 212 "lysos" na assistência. Estive lá, com todo o gosto, como forma de agradecimento a uma casa que me recebeu de braços abertos e me permitiu a experiência única de ser repúblico, no Porto, eu que nasci, vivo e estudei em Coimbra.
Não foi muito tempo, mas chegou bem para conhecer o ambiente de uma República no dia-a-dia.

A Gala valeu também pela confissão de José Cid de ter estudado Direito durante quatro anos e ter feito duas "cadeiras" (uma delas porque «o professor julgava que eu era monárquico como ele»...) e pela homenagem a Pedro Roma.
A actuação de José Cid ficou marcada pela audição da gravação do primeiro tema que compôs (há precisamente 50 anos!), enquanto membro do grupo de jazz da Tuna. Logo a seguir, Cid voltou a interpretar a canção.
Curiosidade: a Real República dos Lysos nasceu, precisamente, nesse mesmo ano de 1959. Há meio século.

A Fátima Araújo, colega do mestrado (inacabado, para ambos) em Comunicação e Jornalismo, esteve segura na condução do espectáculo. E formosa, como sempre.

Leia a reportagem do "Diário de Coimbra" aqui.

O cartaz da Gala

Fátima Araújo
Foto de
António Costa

Sem comentários: