quinta-feira, 30 de abril de 2009

Portugal está a bater no fundo

«O líder parlamentar socialista, Alberto Martins, considerou hoje "muito positiva" a nova lei do financiamento partidário, assegurando que a duplicação do valor admissível para donativos privados "não põe em causa o objectivo central da transparência".»
(in "JN")

A minha opinião: esta nova lei de financiamento dos partidos é uma vergonha. Vergonha!
Há poucos anos, aumentou-se o financiamento público dos partidos (argumentando que eram os "custos da Democracia") para evitar os donativos, já que são terreno propício a toda a espécie de corrupção.
Pois agora, com os bolsos cheios do dinheiro dos contribuintes (que paga toda a espécie de gastos extravagantes dos aparelhos partidários), os responsáveis políticos fazem marcha-atrás e voltam a estender a mão aos donativos.
Repito: isto é uma das maiores poucas-vergonhas de sempre da classe política.

(Notícia do "Público" aqui.)
* * * * *

«O PSD disse hoje estar à espera que o Governo, através do primeiro-ministro ou do Ministério da Educação, dê explicações sobre as imagens de alunos recolhidas a seu pedido e utilizadas num tempo de antena do PS.»
(in "JN")

Este "caso" é outra das inúmeras trapalhadas em que o actual Governo tem estado envolvido, a maior das quais terá sido mudar um aeroporto (aeroporto!) para o local onde o ministro das Obras Públicas tinha dito que «Jámé!» (escrevo assim para se perceber melhor).
Há que esclarecer o motivo que levou o Ministério da Educação a autorizar filmagens numa escola para o "tempo de propaganda" de um partido. Esta é que é a questão.

(Notícia do "Público" aqui.)


MORAL DESTAS DUAS HISTÓRIAS
Portugal está a bater no fundo, ética e moralmente. E das duas, uma: ou viramos costas a isto tudo, enojados, ou então há que começar a pensar em alternativas. Talvez um novo "25 de Abril"...

Sem comentários: