terça-feira, 21 de julho de 2009

Chipre quente na despedida da Ana


Faz agora um ano, a Ana foi à assembleia geral dos Estudantes Democratas Europeus (EDS) despedir-se, depois de três anos como vice-presidente e dois como presidente. Regressou eleita presidente honorária.
Agora, acaba de partir para o Chipre para encerrar definitivamente um "dossier" que lhe ocupou um quarto da sua existência.

A Ana foi a primeira portuguesa (o primeiro cidadão português, também...) a presidir a uma organização que representa cerca de meio milhão de estudantes de mais de 30 países europeus.
Nestes seis anos, teve a oportunidade de conhecer como poucos a realidade europeia, de visitar países onde "nunca se vai", de contactar com os mais importantes dirigentes políticos, de discursar no Parlamento Europeu, de homenagear pessoalmente Lech Walesa.

Pouco importa que, por cá, lhe reconheçam (ou não) o mérito. Portugal é conhecido por ser um país pequenino, um mar de invejas. E, dentro de Portugal, Coimbra é - ainda mais - um "microcosmos" muito peculiar, onde não raro a competência cede lugar à mediocridade e ao "nome de família".
Pouco importa tudo isso, porque - como lhe tenho repetido ao longo dos anos - ninguém lhe pode retirar as experiências que já viveu, os contactos que manteve (e mantém), os conhecimentos que adquiriu.

Se os outros não quiserem reconhecer a evidência, o problema é sobretudo deles.
A Ana tem feito o seu caminho de forma irrepreensível - apesar da intensa actividade política, que teve o seu ponto alto com a recente inclusão na lista do PSD ao Parlamento Europeu, licenciou-se aos 23 anos (na Universidade de Coimbra), concluiu o estágio de advocacia aos 26 e acaba de ser seleccionada - após vários meses de provas - para trabalhar numa das mais prestigiadas empresas portuguesas.

No momento em que escrevo estas linhas, a Ana está de viagem para Limassol, preparada para virar esta (longa) página da sua vida, que encheu de orgulho a família – e não só.
Com natural emoção, recordo aqui algumas imagens da actividade da Ana Filipa Janine, a "senhora presidente".
Com um beijo de amor e de muita admiração.

Com Lech Walesa, numa emocionada homenagem em Gdansk

Com Nicolas Sarkozy, no Palácio do Elysée

Com Bill Clinton, em Yalta

Com Angela Merkel, em Roma

Na sede da AAC, na campanha para o Parlamento Europeu

A descer o Chiado, na campanha eleitoral para o PE

Sem comentários: