quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ilegal. E agora?


A Entidade Reguladora da Comunicação conclui que o fim do Jornal Nacional de sexta-feira, da TVI, apresentado por Manuela Moura Guedes e cancelado, por ordem da administração da empresa no dia 3 de Setembro, foi “contrário à lei e lesivo da autonomia editorial e dos direitos dos jornalistas”.

A ERC acusa ainda a administração da TVI de misturar “matéria de gestão empresarial e matéria editorial” e afirma que vai “iniciar um procedimento visando o apuramento da responsabilidade contra-ordenacional”.

O regulador afirma ainda que este episódio será tomado em consideração “no momento da avaliação intercalar prevista no artigo 23º da Lei da Televisão”. ("Público")

* * *

Como aqui se escreveu logo no dia 3 de Setembro, o fim do "Jornal Nacional de sexta-feira" aparentava ser uma decisão ilegal.
Vem agora a ERC dizê-lo sem margem para dúvidas, e por unanimidade, anunciando a instauração de um procedimento contra-ordenacional.

Não me recordo de infracção tão grave cometida em Portugal.
Esperemos para ver até que ponto a ilegalidade afectará (ou não) a renovação da licença da TVI como operador televisivo.

Sem comentários: