segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Árbitros

Ontem, liguei o televisor quando estavam jogados 80 minutos do Benfica-U. Leiria. Fiquei a ver sem grande interesse, porque este futebol português de Loureiros, Madaíl, Pintos e Companhia não me faz perder muito tempo.
As poucas vergonhas sucedem-se. E mesmo uma pessoa como eu, que gosta muito de futebol, já não tem paciência para isto.

Em escassos minutos frente ao televisor o que é que vi?
Um árbitro internacional (Lucílio Baptista), 3.º classificado na época anterior, expulsa um jogador da U. Leiria, por (suposta) agressão, sem que o leiriense tenha (sequer) tocado no benfiquista!!!

A seguir, apareceu o "Telejornal" e, com ele, os resumos de alguns jogos da Taça de Portugal. E o que é que eu vi?
O árbitro Nuno Almeida (20.º classificado da época passada) a validar um golo ao Sporting, com um jogador leonino a empurrar descaradamente o adversário que pretendia afastar a bola da baliza. Acabaram os dois (jogador e bola) dentro da baliza. E o árbitro não viu o empurrão.

Sempre disse que não me pronunciava sobre o facto dos árbitros poderem (ou não) ser alvo de manobras de corrupção. Nunca vi.
Mas também sempre disse (até publicamente, até em palestras para árbitros) que há muitos juízes do futebol que vêem mal. Alguns vêem mesmo até muito mal. Tão mal que estragam o espectáculo.

"E o que é tu podes fazer, Mário?", perguntará um leitor.
Isto: não gastar um cêntimo neste futebol.
Brinquem com o dinheiro deles.

Mas haverá outro leitor que poderá perguntar: "Mário, tens por aí a classificação dos árbitros da última época?".
Tenho, tenho. Até sei que a diferença entre o melhor árbitro e o pior foi de 3 décimas! Mais concretamente: a diferença foi de 0,338.
"E não podes publicar a classificação aqui no blogue?".
Posso, claro que posso.
Mas com uma condição: se ouvir alguém a rir-se, retiro-a logo.

Classificação dos árbitros da 1.ª categoria
(Época de 2005/2006)

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Sem comentários: