quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Homenagem sentida


Hoje, ao procurar uns documentos, apareceu-me o prospecto da última batalha política (e da última vitória) de Fausto Correia.

A fotografia reflecte o Fausto tal como irei recordá-lo.
Publico-a como sentida homenagem a quem viveu grande parte da vida no quarteirão formado pelas ruas Adelino Veiga e das Padeiras, onde eu próprio nasci e vivi durante duas décadas e meia.

Era ali que o pai tinha uma loja, foi ali que ele abriu as delegações do "República", da "Luta", da ANOP e o seu primeiro escritório de advogado, num 1.º andar mesmo ao lado do "Combinado".

Na última conversa falámos sobre os tempos da juventude. E sobre a "Pensão Victória" e Friúmes, uma pequena aldeia do concelho de Penacova onde passei grande parte da infância e onde ele tinha amigos.

Falámos ainda do primeiro jogo do Clube Académico de Coimbra, um desafio de juniores, de manhã, no Calhabé, em que os jogadores conimbricenses entraram em campo com o emblema da AAC tapado por adesivos.

Falámos de tanta coisa - eu, ele e o "Zé Ladrão".
Ficou tanta coisa por dizer.

PS - Nos dois momentos mais tristes da minha vida (as mortes do meu pai e da minha irmã), o Fausto não deixou de telefonar e enviar uma palavra de conforto. No primeiro, era membro do Governo; no segundo, eurodeputado. Não falhou, disse "Presente!". Outros há que, sem "voarem" metade do que ele "voou", rapidamente se transformam em "pavões" e esquecem as origens. [Já uma vez alguém me pediu para não escrever que os pais eram agricultores...] O Fausto foi diferente e, por isso, tenho a certeza que perdurará na nossa memória, porque é impossível esquecer quem nunca nos esqueceu. E esta será a maior homenagem que Coimbra lhe poderá prestar.

(Continua sem aparecer a foto do grupo de teatro do Liceu D. João III, tirada em Maio de 1965. É uma daquelas fotos que, volta e meia, desaparecem, para aparecerem quando menos se espera...)


* * * * *

Numa "mailing-list" ligada à Académica/OAF, escrevi ontem o seguinte:

O Fausto era amigo desde os bancos do Liceu D. João III, onde partilhámos o gosto pelo teatro.


A taberna do pai dele, que tinha sempre dois sacos cheios de rolhas à porta, era nas traseiras da minha casa. Ele na Rua Adelino Veiga, eu na Rua das Padeiras.


Estivemos juntos pela última vez no dia 10 de Junho, numa festa do... União de Coimbra, onde esteve como "amigo do clube" [e do Júlio Ramos]. Logo que lhe foi possível, saltou da mesa da presidência e veio para a mesa onde me encontrava com o José Vítor.


Disso dei testemunho aqui no blogue:
http://apaginadomario.blogspot.com/2007/06/memrias.html

* * * * * *

Alguém que não conheço, enviou para o endereço de correio da "Página" a seguinte mensagem:

"Visito regularmente o seu blog.
Como fala da Pensão Vitória e de Friúmes sugiro que, a propósito da morte do Fausto Correia, visite o blog do Mário Oliveira, filho do Sr. Silvério, antigo dono da Pensão Vitória e natural de Friúmes.
O endereço do blog: framianes.blogspot.com"

Fui lá. É o blgue de um grande amigo do Fausto, de quem aliás falámos na última conversa. Tão amigo que publica a foto do Fausto no dia da comunhão solene.

* * * * *

FUNERAL NO SÁBADO

Um amigo acaba de informar que o corpo deve chegar a Coimbra na sexta-feira e que o funeral se realizará no sábado.

Sem comentários: