quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Os equívocos de Scolari

O próximo Campeonato da Europa vai ser penoso para a selecção portuguesa.
Escrevo-o minutos depois de ter terminado o Itália-Portugal (3-1), mas pressinto-o desde há muito. Basta, aliás, ter acompanhado a fase de qualificação - e as dificuldades sentidas para garantir um lugar na Suíça - para não ser difícil prever um torneio cinzento para os comandados de Scolari.

O jogo há pouco terminado apenas veio confirmar que não temos nem "padrão de jogo" nem "equipa-base".

Quando chegou a Portugal, Scolari foi duro, fez opções claras e ganhou o respeito da generalidade dos adeptos. Agora, porém, o brasileiro começa a condescender, deixa de ser duro para se mostrar cada vez mais teimoso, escolhe jogadores sem se perceber o critério e... a equipa afunda-se.

Ricardo é um equívoco, como bem mostrou o 1.º golo.
Maniche é outro, como se viu no 2.º golo.
Ricardo Carvalho, a jogar desta maneira, não tem lugar na equipa.
Petit é um equívoco permanente.
(E de mais alguns outros se poderia falar...)
0
Scolari, ele próprio, já ultrapassou o "período de validade" à frente da equipa portuguesa.
O "caso da agressão" foi o ponto final. Madaíl quis que fosse apenas um ponto-e-vírgula e, deste modo, vamos ter de o "aguentar" até Junho. Mas a história dele à frente da selecção está escrita.

Uma palavra final para Cristiano Ronaldo, que hoje provou porque não é o melhor do mundo.
O "capitão" costuma "apagar-se" sempre que os adversários sobem de categoria. Apanhou pela frente a equipa campeã mundial e ele... desapareceu.
0
PS 1 - Hoje houve um M. Amelia dentro do campo. Jogou com a camisola italiana...
PS 2 - Os dados estatísticos apresentados durante a transmissão televisiva foram medíocres. Por outro lado, os comentadores da RTP, pagos por todos nós, teriam tudo a ganhar se acompanhassem as transmissões da Taça de África das Nações no "Eurosport". Poderiam aprender...

Sem comentários: