segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Ao lado dos professores

Antigo professor efectivo (abandonei a profissão há 17 felizes anos, porque já nessa altura pensava que o Estado me tratava mal) e casado com uma professora (que trabalha na mesma escola há 28 anos!), sei bem como os sucessivos governos têm espezinhado a classe docente.

[Aliás, cada vez reforço mais a minha convicção de há muito que a Educação só conhecerá melhores dias quando o ministro - ou a ministra - for um professor primário. Estamos fartos de ver o que dá ter como ministros professores do Ensino Secundário ou do Ensino Superior...]

Por isso, em homenagem aos professores de Portugal, sobretudo aos 120.000 (!!!) que se manifestaram no sábado em Lisboa, publico aqui um video retirado do blogue do meu grande amigo Carlos Carranca - também ele um professor que no sábado desfilou nas ruas da capital. E um verdadeiro socialista.



A manifestação no canal que eu vejo:

2 comentários:

Anónimo disse...

Estes senhores estão a dar cabo do ensino.Infantilizaram-no e estão prontos para organizar cientificamente a estupidez.

UM PROFESSOR

Anónimo disse...

Os professores foram a Lisboa no dia 8 de Novembro dizer que querem a AVALIAÇÂO e que não querem A PUNIÇÃO.
Sim, porque este modelo de avaliação tem uma lógica perversa, com objectivos bem definidos no que concerne a tudo o que possa envenenar o espírito de classe, o sentido puro do "EDUCARE mais e EDUCERE menos".
Enquanto educere aponta para processos mais interactivos ou mais activos do lado do sujeito que é acompanhado, educare coloca a acção no emissor e torna o sujeito mais passivo na acção.
O que pretendem estes senhores do ME é o retrocesso, acabando com os conceitos elevados do humanismo.
Estou farta destas tristes criaturas!

Ondina Paiva