sexta-feira, 8 de maio de 2009

Opiniões nos diários de Coimbra

É grande a semelhança entre os dois jornais diários que se publicam em Coimbra. (Tenho amigos - em ambos os jornais - que não concordam com esta avaliação. Mas, apesar disso, continuo convicto da razão que penso assistir-me.)

Se um cria uma secção nova, o outro arranja forma de a ter.
Se um cria um suplemento, o outro vai atrás.
Se um tem revista de automóveis, o outro também procura ter.

Penso que todos teriam a ganhar se a situação fosse diferente. Ganharia quem lê (pela diversidade a que teria acesso) e ganhariam os próprios jornais (porque alargariam o âmbito de potenciais leitores).

Mas o que me fez escrever este texto, aqui e agora, foi continuar a constatar o (baixo) nível de alguns artigos de opinião publicados tanto num como noutro jornal.

Num dos diários, há um opinador que tenta escrever correctamente português mas raramente o consegue. São frases incompletas, pontuação deslocada, ideias mal articuladas. Péssimo serviço à Língua.
No outro dos diários, há outro opinador que escreve textos indecifráveis para o comum dos leitores, mais parecendo tratar-se de "mensagens cifradas" para destinatários (pretensamente) desconhecidos. Conversa da treta entre eles.

Não sei, francamente, o que leva os dois jornais a gastar papel e tinta com tais articulistas.
Só se for o desejo de, também neste pormenor, serem semelhantes um ao outro.

Sem comentários: