segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Um texto fundamental

Leio habitualmente os "editoriais" de Henrique Monteiro, o director do Expresso. Por vezes, terminada a leitura, apetece-me dar-lhe os parabéns.

No último sábado, sentado frente ao mar, li um dos mais brilhantes. O texto, intitulado "A 'célebre' asfixia democrática", já está disponível no "site" do jornal.

Ao mesmo tempo que aconselho vivamente a leitura, deixo aqui alguns excertos.

«Há uma 'asfixia democrática' como diz Manuela Ferreira Leite? Há, sem dúvida! Mas já havia no tempo de Durão, de Cavaco, no de Soares e em todos os tempos. O que asfixia a democracia é o peso do Estado.»
(...)
«A verdade é que em Portugal o sentimento de liberdade é tímido e raro. Alguns empresários (Belmiro, por exemplo) dizem o que pensam, apesar de tudo. O mesmo fazem certos políticos. Mas a maioria cala-se. Mesmo na comunicação social vêem-se muitos jornalistas com medo das consequências do que escrevem e dizem.»
(...)
«Em Portugal, demasiada gente vive à espera de ser beneficiada, bafejada por um lugarzinho, uma distinção, uma comenda, uma prebenda. Esses são os que se calam! Sempre!»
(...)
«Esta atitude geral de chapéu na mão, subserviência, de bovinidade conjugada com o peso excessivo e demasiado poder do Estado, traça-nos o quadro da 'asfixia'.»
(...)
«A única forma de quebrar este ciclo é reduzir o poder dos governos e municípios em nomeações, contratos e prebendas. E esperar que nasçam, como estão a nascer, gerações de cidadãos livres.»

Sem comentários: