quarta-feira, 31 de março de 2010

Futebol à portuguesa

Ontem à noite acompanhei na íntegra a entrevista de Ricardo Costa (presidente da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes) à SIC Notícias. Foi um tempo bem gasto.
Também ontem à noite estavam programadas entrevistas a Pinto da Costa (na RTP) e a Luís Filipe Vieira (na SIC). Não perdi sequer um segundo com qualquer delas. O tempo é um bem precioso e devemos utilizá-lo com qualidade.

Mais tarde, nos telejornais da meia noite, vi excertos das três entrevistas. E registei alguns momentos sublimes, que devem fazer parte de qualquer História do Futebol em Portugal.

1. A possibilidade de Martins do Santos poder ser o árbitro de uma final Benfica-FC Porto é algo de quase surreal!

2. Não deixa de ser significativo que Valentim Loureiro tenha telefonado a Luís Filipe Vieira a saber da possibilidade de Martins dos Santos arbitrar a tal final. Mas o que é que Valentim Loureiro tinha a ver com os árbitros?

3. A demissão de Hermínio Loureiro explicada por Pinto da Costa com base naquilo que umas pessoas contaram a outras pessoas é significativa da forma como o "diz-que-disse" tem condicionado o futebol português. Ricardo Costa arrasou completamente a tese do presidente do FC Porto.

4. O facto de Hermínio Loureiro ter tentado durante quatro horas contactar Ricardo Costa, sem o conseguir, foi salientado por Pinto da Costa. O professor de Direito esclareceu a situação num instante: estava a dar aulas na Faculdade de Direito de Coimbra. Conclui-se, portanto, que Ricardo Costa tem uma profissão e exerce-a.

5. A explicação de Ricardo Costa sobre o comportamento de Pinto da Costa quando chamado a concretizar, em inquérito, as acusações do denominado "apito encarnado" é clara: o presidente do FC Porto, que dizia saber tanta coisa, foi chamado a depor e... calou-se.

Actualização (13H30) – Ouço na televisão Hermínio Loureiro a confirmar a versão de Ricardo Costa. Conclusão: Pinto da Costa anda a ser mal informado pelos amigos que recebem as informações de outros amigos.

Sem comentários: