domingo, 26 de novembro de 2006

Um "derby" (mesmo) a sério


A minha equipa venceu hoje o U. Coimbra, por 3-1, no Campo da Pedrulha. Foi um "derby" com todos os ingredientes: emoção, penaltis, expulsões e muitos golos.

A 1.ª parte decorreu em toada de bola cá-bola lá, com as equipas a jogarem com muitos cuidados. Como a bola andava sempre longe das balizas, as oportunidades de golo não surgiam.

Estava o jogo nesta "pasmaceira" quando Peixinho decidiu animar as coisas. No flanco esquerdo, já no enfiamento da grande área, recebeu a bola, ladeou um adversário, entrou na área, fintou outro, rematou e... golaço!

Até ao intervalo, o jogo voltou à toada morna, sem lances de especial interesse. As maiores emoções estavam guardadas para depois do descanso. Aí sim, houve "derby" a sério.

Pouco depois do recomeço, o árbitro assinalou "penalty" contra a Académica por mão na bola (voluntária? involuntária?... eu estava longe...) dentro da área. Na marcação do castigo, o guarda-redes Francisco defendeu o remate e o resultado manteve-se em 1-0.

Pouco depois, um lance inesperado: o guarda-redes do U. Coimbra bloca o esférico, prepara-se para chutar para a frente, é agarrado por um jogador da Académica, solta-se e dá uma cotovelada no adversário. O árbitro não hesita: expulsão do unionista e "penalty". É o que dizem as regras, para uma agressão dentro da área e com a bola em jogo. Peixinho não desperdiça o castigo e faz o 2-0.

Lance do 2.º golo da Académica

Quem pensava que o jogo tinha acabado ali, enganou-se. Logo a seguir, num lance rápido, o U. Coimbra reduz para 2-1. Continuava a emoção.

Apesar de jogar com menos um elemento, o U. Coimbra não se entregou, mas o desafio entrou numa fase de ascendente da Académica. E surgiu o 3-1, na sequência de uma jogada individual, muito rápida, por Rodolfo, que tinha acabado de entrar.

Estava feito o resultado - um resultado de acordo com aquilo que se passou em campo.

Uma referência para o árbitro: conseguiu que, durante os 8o minutos, os massagistas não andassem a entrar e a sair do campo, como se vê (em Portugal...) em quase todos os jogos. Os jogadores ficavam caídos, ele chegava perto, dizia-lhes qualquer coisa, batia-lhes com a mão nas costas e - milagre! - os jovens punham-se em pé, completamente recuperados.

Nota final para referir que, ao almoço, o grupo habitual juntou jovens que, momentos antes, tinham jogado com emblemas diferentes. Já foram todos da "minha equipa", agora uns estão de um lado, outros de outro. Mas não é por isso que se quebra um hábito de oito anos (!): almoçarmos juntos no final dos jogos. E esta é a melhor parte dos campeonatos.

Emblemas diferentes à mesma mesa

(Estou a escrever este texto e a ver o Belenenses-FC Porto na TVI. Os portistas acabam de marcar na sequência de um pontapé de canto que não existiu. É a 2.ª semana seguida que o FC Porto inaugura o marcador com um "golo falso"...)

4 comentários:

Alexandre disse...

Fantástico relato de um derby impressionante para quem assistiu!

Felizmente existiu um árbitro à altura que soube fazer valer as leis do jogo e pelo que conta, decidiu sempre de forma ponderada e justa.

Obrigado por nos trazer estas notícias "quentinhas" caro Mário!

Saudações Académicas,
AAndrade

Anónimo disse...

bom dia! em primeiro lugar felicitações á equipa de juvenis por mais uma vitória.é importante tambem realçar a excelente página e por que a dirige.obrigado pelas informações que transmite de uma equipa da formação academista que se assim nao fosse talvez a comuninade academista nao tivesse tanto conhecimento sobre "os nossos juvenis"! No entanto posso afirmar que os juvenis nao sao o unico e esclusivo escalao de formaçao da académica.Nao estou a pedir que dê o mesmo privilegio a outros escaloes como da aos juvenis, mas o essencial sobre a existencia destes escaloes tambem deve ser aqui ditado, visto que neste blog nao se fala apenas "dos juvenis"!e se ha post de outros assuntos desde economia,sociedade etc...

Anónimo disse...

porque nao dar um pouco de atençao a outros escaloes?na minha opiniao nao custara muito a uma pessoa que me parece gostar da academica e acredite,engrandecia
este blog! pense nisso....um abraço
Joao Pereira-capitao dos juniores da Academica

Unknown disse...

Muito obrigado pelas palavras amáveis.
Eu bem gostaria de poder dedicar a mesma atenção a todas as equipas de jovens. Mas... é humanamente impossível.
Há 9 anos que acompanho a "minha equipa"; ou seja, a equipa onde joga o meu filho (8 anos na Académica, 1 ano no Vigor). E esta equipa vou tentar acompanhar sempre, como até hoje - quer o meu filho jogue ou não, seja convocado ou não. É a minha equipa do primeiro jogo-treino até ao último jogo do campeonato.
Quanto a outras, vou aparecendo quando posso. Noutro dia, abordei aqui o Académica-FC Porto, em juniores. Noutras vezes, outras equipas.
Vamos vendo o que será possível...

Quanto aos resultados das camadas jovens, há outros blogues que dão essa informação com rapidez: Pardalitos do Choupal (http://pardalitosdochoupal.blogspot.com/), AcademiaBriosaXXI (http://academiabriosa.blogspot.com/) e Denúncias e Opiniões (http://denunciaseopinioes.blogspot.com/), entre outros.
Cumprimentos.
Mário Martins