sábado, 28 de abril de 2007

"Filhos da Revolução"

Há precisamente 33 anos, este amigo estava a comandar um grupo da força que na altura cercava o forte de Peniche, com vista à rendição da GNR, o que aconteceu pacífica e naturalmente.

Fiz parte de uma coluna que se formou na Figueira da Foz com forças mistas do CICA 2 (Centro de Instrução de Condução Auto da Fig. Foz - local onde se encontrava o paiol que abasteceu as munições, bem como cedeu o combustível para as viaturas), do RAP 3 (Regimento de Artilharia Pesada, da Fig. Foz) e do RI 14 de Viseu (Regimento de Infantaria 14), comandada pelo saudoso Capitão Rocha Santos do CICA 2 (bebia uma garrafa de "Macieira" durante a noite, sempre que estava de Oficial de Dia, mas mantinha sobriedade como se tivesse bebido água).

Mas há uma HISTÓRIA DE CORAGEM nunca contada. Tinha ocorrido recentemente um incêndio no RI 14 que destruiu parte das viaturas de Viseu. Tal não impediu que muitos dos militares viessem formar coluna à Fig. Foz, armados de "unhas e dentes", utilizando na deslocação viaturas particulares. Nunca li nada acerca deste facto.

A coluna que saiu da Fig. Foz desdobrou-se nas Caldas da Rainha (de onde tinha partido a força do 16 de Março), seguindo uma parte para Lisboa, e a outra para Peniche, onde se manteve até às 10h00 de 27 de Abril (sábado), data em que foi substituída por militares do RI 5 das Caldas da Rainha.

A minha homenagem aos camaradas de Viseu e um abraço ao Barbosa e ao Domingues (Trinitá), comandantes dos outros 2 pelotões, bem como a todos os camaradas daquela gloriosa mas pacífica jornada de luta.
JR

PS - Houve militares que mais tarde vieram a casar em Peniche, sendo pais de verdadeiros "Filhos da Revolução" ...

(Este texto foi enviado como comentário ao "post" Dia da Liberdade. Dado o seu interesse, é agora publicado com o merecido destaque. O autor - devidamente identificado - prefere manter o anonimato)

Sem comentários: