quinta-feira, 26 de abril de 2007

A propósito do 25 de Abril

(in "Record" de ontem)

A final da “Taça” em que a Académica defrontou o Benfica e o Regime

A final da Taça de Portugal da época 1968/69 foi ganha pelo Benfica, que venceu a Académica, por 2-1, após um prolongamento. Ao consultar a lista de vencedores da Taça esta final aparecerá como mais uma entre as 63 disputadas. Mas quem se lembra do jogo do Estádio Nacional do dia 22 de Junho de 1969 reconhece que não pode senão recordá-lo como um momento único na história do País.

A Associação Académica de Coimbra era assumidamente uma contestatária do regime ditatorial imposto pelo Estado Novo e o jogo de Lisboa foi um marco nessa oposição; que abalou o Antigo Regime de uma forma que a sociedade portuguesa passou a não esquecer. Tudo o que passou a envolver esta final teve tal dimensão que os governantes da altura já previam manifestações de contestação por parte dos estudantes, que tinham decretado luto académico dois meses antes como resultado da contestação socio-política - os jogadores da Académica passaram a envergar uma braçadeira branca ou preta consoante a cor do equipamento usado.

E foi assim, trazendo consigo cerca de 15 mil pessoas até à capital, que a Académica entrou no Jamor: com o tradicional equipamento preto, braçadeira branca e capas negras sobre os ombros.

(in “Mais Futebol”)

Sem comentários: