domingo, 2 de novembro de 2008

Arbitragem continua (muito) mal

Há quem diga que, agora, a arbitragem está diferente.
(Ainda noutro dia, num colóquio promovido pelo "Núcleo Marques Bom", de Coimbra, várias vozes me quiseram convencer disso.)

Viram na semana passada o golo anulado ao Leixões nas Antas?
Viram o golo anulado ontem a Liedson?
Viram hoje a agressão de um jogador vimaranense a Suazo, que passou sem qualquer punição?
Viram como, também hoje, o árbitro não marcou uma grande penalidade a favor do V. Setúbal frente ao Trofense?
Viram as "invenções" do árbitro no E. Amadora - Belenenses, em prejuízo dos do Restelo?

A arbitragem portuguesa não mudou nada de substancial.
Nem poderia ser de outro modo, já que os "intérpretes" são os mesmos.
(E não estou a referir-me apenas aos árbitros.)

PS - Estou a escrever este texto quando vejo na televisão uma grande-penalidade bárbara ser assinalada a favor do Olhanense.

2 comentários:

lcoelho disse...

Sr Mário Martins, fui espectador atento do Colóquio que refere, pois sou árbitro da AFC e não posso contudo de dizer algumas palavras relativas ao assunto. Em primeiro concordo que a arbitragem vai mal... agora muito mal... hum não creio. Até porque já a vi bem pior, se calhar com menos meios, mas bem pior já esteve. Depois, temos que separar "as águas", em arbitragem "semi" profissional (1º e 2ª liga)que poderia estar muito melhor, não fossem alguns "Velhos do Restelo" e a restante arbitragem, em que face às condições, muito tem ela evoluído, encontrando já entre nós jovens valores ao nível distrital. Por isso quando falamos que a arbitragem (vai muito mal...) talvez devamos estar falar na tal que aparece semanalmente na televisão e que vale muito dinheiro a alguns programas. Alguns a criticar com razão mas algumas das vezes sem ela e sem direito ao contraditório (infelizmente).
Vamos então tentar elevar os padrões da arbitragem e falar bem... pelo menos uma vez... até porque ninguém fala mal dos jogadores que têm estado pura e simplesmente inertes ao jogo (veja-se o exemplo da equipa do FC Porto, que tem estado irreconhecivel, tendo como principais criticos a sua massa adepta).
Por uma Arbitragem MELHOR!!!

Unknown disse...

Estimado leitor,
Como é óbvio, estou a referir-me à arbitragem da 1.ª divisão nacional.
Ou seja, à que tem visto o nome de alguns dos seus elementos serem constituídos arguidos em diversos processos judiciais.
Releia os exemplos que apresentei no texto, reflicta um bocado e... não deixará de concordar comigo.
Ainda mais: isto só muda quando a actual geração de árbitros (ou, pelo menos, grande parte dela) for "reformada" compulsivamente.