sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Simplex: nasceu na ambulância

Figueira da Foz: Bombeiros voluntários assistem a mais um parto
Já teve dois filhos dentro de ambulância

O quarto filho de uma mulher residente na Gala, Figueira da Foz, nasceu numa ambulância, a cinco minutos da Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, na madrugada de ontem.
"A mãe teve duas contracções muito fortes que desencadearam o parto e só tivemos tempo de segurar o bebé", contou a bombeira Isabel Silva, dos Voluntários da Figueira da Foz.
O parto foi tão rápido que a ambulância nem chegou a parar", explicou Isabel Silva, elogiando o comportamento da parturiente, de 30 anos, que esteve sempre "muito calma e nunca gritou".
Para além da bombeira Isabel Silva, uma médica do INEM – da viatura médica de emergência e reanimação do Hospital da Figueira da Foz – seguia na ambulância, já que a grávida, que ia na 36ª semana de gravidez, tem um historial de desencadear partos rápidos e outro dos seus filhos também nasceu numa ambulância.
Para a bombeira, foi o primeiro parto a que assistiu numa ambulância e, por isso, uma experiência única: "Preferia ter chegado à maternidade, pois o bebé nasceria noutras condições, mas não houve tempo para isso e o parto ocorreu ao km 194 do IC2", contou, revelando que "o bebé é um menino e nasceu perfeitinho".
Os 55 quilómetros entre a Gala, onde a parturiente reside, e a Maternidade de Coimbra foram percorridos pela ambulância em marcha lenta, numa última tentativa de evitar a expulsão do bebé. Mas a bombeira depressa se apercebeu de que o parto estava iminente, pois "já se via a cabecita do bebé e a dilatação estava quase feita".
O bebé e a mãe estão bem de saúde, encontrando-se internados na Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra.

A PRIMEIRA VEZ
Este foi o primeiro parto ocorrido naquela ambulância de socorro do INEM, que está ao serviço dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz desde Dezembro.
OITO PARTOS
Noutra ambulância de socorro dos Voluntários da Figueira da Foz, baptizada com o nome de ‘Senhora do Ó’, já nasceram oito bebés desde Dezembro de 2006.
OFERTA ESPECIAL
A ambulância ‘Senhora do Ó’ foi oferecida pelo Casino da Figueira da Foz, em virtude do encerramento do bloco de partos da Maternidade.
(in "Correio da Manhã" de hoje)
Ora aqui está um parto modernaço. Simplex.

1 comentário:

Ondina Paiva disse...

Sendo eu uma cidadã,natural, e residente na Figueira, confesso que me sinto feliz por estar naquela fase..."Maternidade já foi; agora só parque de diversões".
Beijinhos