quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Goes: a voz de Coimbra

Luiz Goes é homenageado no sábado
O Casino Estoril é o cenário da gala que junta a comemoração do aniversário dos 86 anos da Tomada da Bastilha, a homenagem nacional a Luiz Goes e a festa dos 25 anos da Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.
O programa, apresentado por Sansão Coelho, começa às 19H00, com um "Coimbra de honra".
À meia-noite, o Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC) subirá ao palco para o tributo a Luiz Goes, numa homenagem que integra a actuação de Jorge Tuna e a sua guitarra, acompanhado por Durval Moreirinhas, à viola, e pela voz de Carlos Carranca.
Depois da uma da manhã será cantada a "Balada da despedida".

******
Identifico a voz tonitruante de Goes desde muito novo. Comecei a ouvi-lo na rádio, nos discos de 78 rotações que o dr. Providência ofereceu ao meu pai, na fita gravada do Coelho e depois em cassetes.
Mas não o conhecia pessoalmente.
Há uma meia dúzia de anos, por intermédio do comum amigo Carlos Carranca, fiquei a conhecer a pessoa de quem só reconhecia a voz.
Temo-nos encontrado algumas vezes. Permitam-me o desabafo: é uma pessoa espectacular (um tipo porreiro!), que - apesar de viver a 200 quilómetros - ama mais Coimbra do que muitos que cá vivem.
Luiz Goes é um dos meus ídolos.

Com Luiz Goes e José Belo na "taberna" de "A Democrática"

Sem comentários: